Páginas

Projeto Meio Ambiente


INTRODUÇÃO


         O projeto surgiu da necessidade de colocar em prática maneiras de compreender melhor o mundo em que vivemos, as mudanças que nele ocorrem; através de ações reflexivas, práticas ou teóricas onde os alunos possam conhecer as leis ambientais existentes, respeitar tudo o que está a sua volta, ter consciência, responsabilidade, saber enfrentar situações cotidianas sobre os crimes cometidos pelo homem contra o planeta Terra e a humanidade, e procurar soluções de combate aos agressores. Praticar educação ambiental é vê-la como proposição de ideias e princípios que possibilitam a construção de um mundo sustentável, para só assim reconhecer a necessidade de vivermos em harmonia com o ambiente, utilizando-se de múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida e conscientizar o uso racional dos recursos naturais e serviços que dispõe a natureza, buscando soluções no presente, sem ameaçar a qualidade de vida das gerações futuras.

OBJETIVO GERAL

       Despertar nos alunos, funcionários e comunidade em geral o interesse em colaborar com o processo de conservação do meio ambiente, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para todos.
 
DESENVOLVENDO O PROJETO NA ESCOLA


        Os alunos da Escola Estadual São José Operário através deste projeto estão se aprimorando na construção de uma visão integrada de mundo, evidenciando as inter-relações que favorece a interdependência dos elementos na constituição e manutenção da vida. A compreensão desse processo está se efetuando através de fatores naturais e humanos, onde estão se desenvolvendo nos alunos potencialidades, posturas pessoais e comportamentais, permitindo assim viver melhor numa relação construtiva, que haja consciência ambiental, se pratique o sustentável, seja socialmente justa, que preserve e proteja a vida do Planeta, colaborando com a sociedade que está a todo momento necessitando de um olhar crítico, buscando mudanças diante das condições ambientais existentes.

Desenvolvido pelos professores: Profº. Carlos, Profª Mª Aparecida Araujo, Profª Evaldirene, Profª Angela, Profª Elisangela e Profª Seleste.
AÇÕES DESENVOLVIDAS



Oficinas de confecção de materiais descartáveis.


Plantio e distribuição de árvores sombrias pelos alunos.


Desenhos produzidos pelos alunos com temática ambiental


Confecção de coletes para os alunos (guardiões do meio ambiente), que promove no espaço escolar a conservação, limpeza e consciência ambiental.


Exposição dos trabalhos produzidos/confeccionados pelos na semana do meio ambiente, realizada no espaço da feira da Vila Aurona em 05 de maio de 2010.



Formação de grupos de alunos para a realização e divulgação das ações do projeto, como forma de conscientização.


Visitas em orgãos públicos envolvidos com o meio ambiente.


Palestra com a representante do IBAMA Maria das Graças Ferreira



   PASSEIO AO HORTO FLORESTAL-2012
TURMAS MATUTINO
Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento  sustentável.