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Curso de Informática Básica e Educativa

INTRODUÇÃO


            O homem vem evoluindo socialmente e utilizando recursos da natureza em benefício próprio, transformando-os em ferramentas. Elas ajudam a criar “conjuntos de conhecimentos, formas e técnicas de fazer as coisas, costumes e hábitos sociais, sistemas de comunicação e crenças, transmitidas de geração em geração” (Kenski apud Fiorentini e Carneiro, 2000, p.14).
             Olhe a sua volta. Muitos dos objetos presentes em nossa vida cotidiana são ferramentas como livros, giz, apagador, papel, canetas, sabonetes, talheres, televisor, telefone, câmara fotográfica, aparelhos de som, vídeos e computador.
             Vivemos em um cenário de constantes e aceleradas mudanças, provocadas pelos avanços científicos e tecnológicos e por transformações sociais e econômicas. Essas mudanças revolucionam nossos modos de comunicação, de relacionamento com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao nosso redor, encurtando distâncias, expandindo fronteiras, num intenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais. Nesse contexto globalizado, as novas mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano e aceleram e aprofundam essas transformações.
              Na sociedade contemporânea, pós-moderna, a tecnologia e, principalmente, a informática, estão presentes em toda parte. Na hora de votar, por exemplo, a urna eletrônica é um computador. Para sacar dinheiro, muitas vezes usamos um caixa automático. Nos dois casos, apertamos botões, dando instruções que precisam ser cumpridas para que as máquinas executem as ações desejadas, evidenciando a necessidade de nós dominarmos as novas tecnologias.

Objetivo Geral
Dar condições para que seja feita a inclusão digital dos professores, e alunos com dificuldades de aprendizagem da Escola Estadual São José Operário, visando uma educação de qualidade.

Justificativa
Estamos vivendo na era da informação e da comunicação, e em qualquer instiuição tornou-se indispensável o domínio de informática básica, e analisando o quadro de professores, funcionários e os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, ficou constatado que a grande parte destes não tem o domínio desta ferramenta. Partindo deste fato, o Professor Articulador da Aprendizagem Fábio Pereira Borges e a Técnica do Laboratório de Informática Básica Wânia Aparecida da Silva, lotados na Escola Estadual São José Operário, desempenhando a seu papel social, elaboraram e estão executando em parceria com a UFMT, um projeto de informática básica e educativa para uma turma de professor e funcionário e outra turma com alunos que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem.

História do Computador 


Curso de Informática para Alunos

Objetivo Específico
 Propiciar aos alunos que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem em sala de aula, e que por algum motivo não tem acesso a um curso de informática básica, que estes possam através do curso dispertar e estimular um maior desenvolvimento cognitivo.

O Curso é um projeto do Profº. Fábio e da Técnica Wânia e é ofertado em parceria com a UFMT-Rondonópolis, e são alunos do Curso de Informática que Ministram as aulas.