Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

LÍNGUA PORTUGUESA

SALADA DE FRUTAS
ABRICÓ




Sinônomos: abricó-do-pará, abricó-selvagem, abricó-de-são-domingos.Possui as vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
O fruto tem o tamanho de uma laranja. Sua polpa é da mesma cor da abóbora. O fruto é consumido ao natural, pode-se também fazer doce. Das suas sementes se extrai um azeite que, aplicado no couro cabeludo, evita a queda de cabelos.


ABIU


Sua superfície é amarela. A polpa é gelatinosa e, em geral, de cor gelo, com sabor às vezes doce. O seu fruto maduro ou verde tem um látex que se coagula em contato com o ar e cola nos lábios
Possui as vitaminas B1, B2, B5 e C. Sais minerais: cálcio, fósforo e ferro, este em menor quantidade dentre os três.
 
BREJAÚVA

Características da planta: Palmeira que cresce em touceiras , atingindo até 10 m de altura, densamente revestidos de acúleos fortes e pretos de 6 a 8 cm de comprimento. Folhas longas de 2 a 3 m, coloração verde-escura na face superior e verde-clara na face inferior. Flores pequenas, em cachos, protegidas por uma espata revestida de acúleos e pelos rígidos.Origem:Brasil-Mata Atlântica.


BACURI




Fruto: Tipo baga de forma oval, casca grossa, de coloração amarela quando maduro. Polpa comestível, muito saborosa, de coloração alva passando a amarelada, macia, aromática e de sabor agradável, envolvendo de uma a duas sementes. Junta a elas, encontra-se o “filho” ou “falsa semente”, formada por uma polpa concentrada.Origem: Região Amazônica,nordeste do Brasil e norte da América do sul.


CARAMBOLA


É uma fruta de origem indiana. Possui as vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Sais minerais: fósforo, potássio, cálcio e sódio, além de fibras e ácido oxálico.
Das frutas é a que tem maior concentração de fósforo (fornece energia para os músculos e nervos).

CAMBUÇÁ


Fruto: Tipo baga, casca de coloração amarela ou vermelho-amarelada, com sulcos longitudinais. Polpa comestível, abundante, adocicada, muito saborosa.Origem:Brasil-Mata Atlântica.

Fruta-do-conde ou Pinha


Fruto: Tipo baga, quase esférico ou cordiforme, até 12 cm de diâmetro, recoberto por escamas carnosas, esverdeado enquanto jovem e verde-amarelado quando maduro. Polpa branco-amarelada, carnosa, macia, adocicada, aromática, envolvendo numerosas sementes.Origem: América Tropical.


JUJUBA


O fruto da jujuba é saboroso e muito utilizada pelo seu valor nutricional, as sementes são comestíveis.Origem: China.

NECTARINA

Bela criação dos orientais junção de ameixa com pêssego resultou nessa delícia chamada de Nectarina. Com sabor semelhante ao pessego, porém sua casca é lisa diferentemente da do pêssego que é aveludada.Origem: China.


SAPOTI OU SAPOTA


Fruto: Tipo baga, geralmente de forma arredondada ou oval, casca castanho-ferrugínea. Polpa mole, adocicada, de coloração amarelo-esbranquiçada, transparente, sem fibras, envolvendo de duas a doze sementes.Origem:América central e Sul do méxico.

TORANJA


Ácida e azeda com uma doçura latente, a toranja tem uma suculência que rivaliza com a da sempre popular laranja e brilha com muitos dos mesmo benefícios para a saúde. A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, e é categorizada como branca (loira), rosa ou rubi.Resultante do cruzamento da laranjeira doce e o pomelo(citrino mais tropical)

TAPEREBÁ OU CAJÁ


Fruto do taperebazeiro, árvore de grande porte. Tem formato cilíndrico, com arredondamento nas extremidades. Seu tamanho é idêntico ao de uma pequena ameixa. A casca é uma película que envolve polpa de não mais de 3 mm de espessura, aderente a um caroço que é a parte maior da fruta. O taperebá é amarelo-escuro, muito perfumado, ácido, mas de excelente sabor adocicado. Especialmente apreciado em refrescos, sorvetes e licores.Origem América tropical.

UVAIA


Fruto: Tipo baga, de forma variável, casca amarela ou alaranjada. Polpa aquosa e ácida, envolvendo de uma a duas sementes.Fruta boa de comer, embora azeda, mesmo quando madura.Origem Brasil.


LITCHI


fruta de origem asiática, mais precisamente na China. Apresenta uma casca rugosa de cor vermelho-rosa, o seu interior é branco translúcido e possui apenas uma única semente acastanhada (drupa). Devido à sua forma semelhante a um coração e à sua própria cor quando está madura, é considerada um símbolo de amor e romance no país mencionado acima.


NÊSPERA

Fruto: Tipo baga, piriforme, amarelo. Polpa comestível, carnosa, de coloração alaranjada, suculenta. A nêspera é consumida ao natural ou em saladas, misturada com outras frutas.
Origem: China e Japão


NOZ

As Nozes contem uma grande quantidade de gorduras e carboidratos, que as ransformama em alimentos ricos em energia e pode viver até 400 anos.
Origem asiática.

FRUTA PÃO


Fruto: Tipo composto, globoso. Polpa branca, farinácea, um tanto esponjosa nos frutos imaturos e amarelados, aromática e adocicada nos maduros, envolvendo muitas sementes.Origem Java e Sumatra.

ginja


A ginja, fruto agridoce da família das cerejas, tem a sua origem na Ásia Menor, no litoral do Mar Cáspio.
Em diversos países, a ginja ou cereja ácida, pela qual também é conhecida, é utilizada na gastronomia, em sopas, pratos de carne de porco, tartes e na obtenção de bebidas.

groselha

A groselha é pouco conhecida nas Américas, porém bastante apreciada na Europa devido á sua pronunciada acidez, sendo que, é utilizada em geléias, tortas, gelatinas e molhos para assados de aves, e até faz-se vinho e vinagre da fruta.

 grumixama


Nativa da Mata Atlântica, da Bahia a Santa Catariana, a árvore da grumixama tem até 20 metros de altura. Quando floresce, de setembro a novembro, a sua copa fica toda coberta pelas flores brancas. Entre novembro e dezembro, nascem os frutos roxo-escuros ou amarelos de polpa doce, com uma ou duas sementes. Que podem ser consumidas ao natural. Usada nos projetos de paisagismo, a árvore de grumixama é também muito cultivada em pomares domésticos.

GUABIROBA 

 
Frutífera nativa do Brasil e muito cultivada em quintais. Seus frutos pequenos e amarelos são muito apreciados para consumo ao natural e para o preparo de geléias.
  
INGÁ 


O ingá é um fruto comumente encontrado em margens de rios e lagos.A polpa do ingá é branca, levemente fibrosa e adocicada, rica em sais minerais, e é consumida ao natural. Frutifica quase o ano todo.Origem indígena 

JAMBO 


   Os jambos são delícias vindas para o Brasil da longinqua Índia e de algumas ilhas da Malásia. E os jambeiros são sempre belíssimas árvores, de copa densa e bem-formada.

jenipapo


O jenipapo possui as vitaminas B1, B2, B5 e C. Minerais: cálcio - 249 mg em 100 gramas e ferro.
O melhor uso do jenipapo é ao natural ou em forma de suco. Do jenipapolicor, encontrado principalmente no Nordestequantidade do mineral ferro existente no fruto supre as nossas necessidades diárias se fizermos sempre uso dele.Origem da América central e Índia ocidental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário